AMBIENTE DE APOIO À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: GANHOS E DIFICULDADES
Palavras-chave:
educação online, tecnologias educativas, currículo, ambiente de apoio à aprendizagemResumo
A investigação refere-se aos ganhos e dificuldades no uso do ambiente de apoio à aprendizagem (AVA) para a formação em serviço dos professores da Educação Básica em escolas públicas. Práticas pedagógicas com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem ainda são recentes para os professores da Educação Básica em nosso país. Um maior conhecimento sobre a implantação deste domínio contribuirá para que outras experiências possam surgir associadas ao uso de tecnologia em AVA, renovando o universo das formas de aprender e ensinar na Educação Básica. Os pressupostos teóricos que embasaram as análises deste estudo pautaram-se em temáticas voltadas para a formação de professores, educação online e currículo. A metodologia desta investigação baseia-se na pesquisa qualitativa, modalidade da pesquisa-ação, denominada pesquisa-ação-formação, uma vez que o pesquisador também assume o papel de formador no trabalho. Duas escolas municipais, uma em São Sebastião/SP, e outra em São Paulo, Capital, são os principais referentes do estudo que se apresenta. Os resultados obtidos propiciaram uma efetiva contribuição na formação em serviço de docentes das referidas escolas, para o trabalho pedagógico em ambiente de apoio à aprendizagem. As dificuldades convergiram para a insuficiente adequação da escola na cultura digital presente na atualidade.