EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM CAMPO DE ATUAÇÃO PARA O PSICÓLOGO ESCOLAR?

Autores

  • Caio Fábio de Souza Martins PUC - Goiás Autor
  • Alba Cristhiane Santana da Mata PUC - Goiás Autor

Palavras-chave:

educação a distância, educação superior, psicologia escolar, perspectiva crítica

Resumo

Neste artigo apresentaremos discussões sobre os desafios e possibilidades de atuação do psicólogo escolar na educação a distância. A relevância se justifica pelo crescimento do número de instituições que oferecem cursos superiores nessa modalidade, tornando-se assim um possível campo de atuação para o psicólogo escolar. Partindo dessa possibilidade, foram realizados estudos bibliográficos sobre a Psicologia Escolar e sobre a educação na modalidade a distância com o objetivo de buscar fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa investigou-se junto a profissionais que atuam com EaD acerca da realidade da prática na modalidade, bem como de suas demandas. Embasado então nos fundamentos teóricos da psicologia em uma perspectiva crítica, desenvolveu-se a pesquisa de acordo com os eixos de análise elaborados a partir das questões do questionário, com vistas a atender os objetivos do estudo. Como primeiro eixo, apresentou-se e discutiu acerca da visão que os participantes têm do psicólogo escolar e de sua atuação. No segundo eixo, tratou-se quais as visões que os participantes do estudo têm sobre a atuação do psicólogo escolar na educação a distância e no terceiro eixo discutiu-se acerca das características da EaD na visão dos participantes, assim como as possibilidades que o psicólogo escolar tem de atuar nesse contexto. Os resultados demonstraram ser esse um campo fértil para a atuação do profissional de psicologia escolar.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MARTINS, Caio Fábio de Souza; MATA, Alba Cristhiane Santana da. EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM CAMPO DE ATUAÇÃO PARA O PSICÓLOGO ESCOLAR?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1886.. Acesso em: 9 dez. 2024.