SINERGIA ENTRE SABERES ACADÊMICOS E EMPÍRICOS: O CURSO “TECNOLOGIA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Palavras-chave:
Formação continuada, Exergames, Aprendizagens institucionaisResumo
Esse artigo objetiva explicitar o conhecimento de como as tecnologias podem ser incorporadas em ambiente educacional formal a partir da aproximação e debate entre a universidade e a escola pública, por meio de um curso de formação continuada de professores de Educação Física. Pressupondo a configuração de uma comunidade de investigação de saberes pedagógicos através desse processo, o estudo tem abordagem qualitativa. Houve a apropriação da revisão de Literatura realizada por projetos anteriores e, as três aulas do curso foram consideradas momentos de uma pesquisa-ação. O grupo participante foi composto por onze professores do Estado de São Paulo de Ensino Fundamental e Médio da referida disciplina, de Presidente Prudente/SP, de ambos os gêneros, com 25-50 anos. Dentro da estrutura das aulas foi reservado um espaço para discussões coletivas e formativas denominadas de “rodas de discussão”. Realizadas após a prática permitiam o debate sobre as abordagens didáticas mais adequadas; o planejamento de progressões pedagógicas, a discussão de estratégias possíveis, assim como os limites de cada jogo virtual. Os professores reconheceram os obstáculos relacionados à inadequação de infraestrutura física das unidades para a prática de determinados conteúdos do currículo e perceberam nos ambientes virtuais esportivos dos jogos vivenciados, além do apoio às suas aulas a possibilidade de motivar os alunos com uma abordagem diferenciada e mais próxima a sua realidade.