SINERGIA ENTRE SABERES ACADÊMICOS E EMPÍRICOS: O CURSO “TECNOLOGIA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”

Autores

  • Gabriel Miranda UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Raíssa França UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Yago R. Oliveira UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Gabriel Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Edna Branco SEESP/DE Autor
  • Jaqueline Costa Castilho Moreira UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Formação continuada, Exergames, Aprendizagens institucionais

Resumo

Esse artigo objetiva explicitar o conhecimento de como as tecnologias podem ser incorporadas em ambiente educacional formal a partir da aproximação e debate entre a universidade e a escola pública, por meio de um curso de formação continuada de professores de Educação Física. Pressupondo a configuração de uma comunidade de investigação de saberes pedagógicos através desse processo, o estudo tem abordagem qualitativa. Houve a apropriação da revisão de Literatura realizada por projetos anteriores e, as três aulas do curso foram consideradas momentos de uma pesquisa-ação. O grupo participante foi composto por onze professores do Estado de São Paulo de Ensino Fundamental e Médio da referida disciplina, de Presidente Prudente/SP, de ambos os gêneros, com 25-50 anos. Dentro da estrutura das aulas foi reservado um espaço para discussões coletivas e formativas denominadas de “rodas de discussão”. Realizadas após a prática permitiam o debate sobre as abordagens didáticas mais adequadas; o planejamento de progressões pedagógicas, a discussão de estratégias possíveis, assim como os limites de cada jogo virtual. Os professores reconheceram os obstáculos relacionados à inadequação de infraestrutura física das unidades para a prática de determinados conteúdos do currículo e perceberam nos ambientes virtuais esportivos dos jogos vivenciados, além do apoio às suas aulas a possibilidade de motivar os alunos com uma abordagem diferenciada e mais próxima a sua realidade.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MIRANDA, Gabriel; FRANÇA, Raíssa; OLIVEIRA, Yago R.; SANTOS, Gabriel; BRANCO, Edna; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho. SINERGIA ENTRE SABERES ACADÊMICOS E EMPÍRICOS: O CURSO “TECNOLOGIA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1885.. Acesso em: 9 dez. 2024.