Políticas Públicas Educacionais para a Educação à Distância: Estudo comparativo dos governos Lula e Dilma

Autores

  • Karina Fernanda da Silva CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Autor
  • José Geraldo Pedrosa CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Autor
  • Iomara Albuquerque Giffoni Albuquerque Giffoni CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação a Distância, Governo Dilma, Governo Lula

Resumo

Nesse artigo foram pesquisados os programas e projetos que integraram as políticas públicas educacionais durante os mandatos do Governo Lula e o 1º Mandato do Governo Dilma. Dentro desse levantamento foi destacado àqueles que oferecem suporte e realizam a Educação à Distância. O objetivo geral era verificar a permanência nos investimentos em políticas assistencialistas e em programas que visam à manutenção dos resultados obtidos desde 2003. O percurso metodológico foi feita em 2 etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa documental e quantitativa. Na segunda etapa, foi feito uma comparação do resultado obtido na 1ª etapa com o estudo realizado por Aguiar, Costa e Grossi (2013), intitulado “Como a Educação a Distância se fez presente nas políticas públicas educacionais brasileiras no Governo Lula”. O objetivo foi analisar se houve avanço, retração ou estagnação nas políticas públicas voltadas ao EaD para verificar como o Governo enxerga a EaD. Nesse sentido, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), estabelecido pela Lei 12.513/2012, foi uma das grandes frentes de investimento do governo Dilma Roussef. Associado a ele, tem-se à ampliação do acesso à Internet e a proposta de democratização do ensino do Plano Nacional de Educação, iniciado em 2001. Além disso, o governo federal por meio do Ministério da Educação (MEC) criou em 2005 o Sistema Universidade Aberta – UAB objetivando a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público, e da formação de gestores públicos elaborou a política pública educacional marcada pelo Programa de Formação em Administração Pública (PNAP). Assim, como era esperado, verificou-se que no 1º Mandato do Governo Dilma houve uma continuidade nas políticas públicas educacionais que, por sua vez, são marcadas pela visão expansionista de democratização do acesso ao ensino.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Karina Fernanda da; PEDROSA, José Geraldo; GIFFONI, Iomara Albuquerque Giffoni Albuquerque. Políticas Públicas Educacionais para a Educação à Distância: Estudo comparativo dos governos Lula e Dilma. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1884.. Acesso em: 8 dez. 2024.