MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Moodle, Formação em EADResumo
Este estudo tem como objetivo difundir o trabalho de assessoramento técnico e pedagógico desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. O NEAD, órgão de apoio à Pró-Reitoria de Graduação, é responsável pela coordenação e implementação da oferta de disciplinas semipresenciais e a distância, integrantes dos currículos dos cursos da Instituição. Assim propõem ações que visam qualificar o ensino e aprendizagem a distância, uma vez que as disciplinas ofertadas utilizam metodologias alicerçadas nos moldes da Educação a Distância. Destacam-se nesse contexto os cursos de formação docente e discente como base na mediação pedagógica e no monitoramento como estratégias essenciais para a oferta da Educação Distância. A fluência no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle, utilizando seus recursos e atividades no processo de ensinar e aprender, mediado por recursos e ferramentas tecnológicas, constitui-se uma das principais metas dos cursos e oficinas disponibilizados. Outros elementos evidenciados são as competências e habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais na educação, contextualizando-as às demandas contemporâneas. As oportunidades de formação se ampliam na medida em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem tem sido amplamente utilizado pelas disciplinas ministradas na modalidade presencial, além do ensino a distância. Como resultados aponta-se que as ações do NEAD têm obtido êxito considerando o envolvimento e participação nas atividades propostas e a estruturação das disciplinas no AVA – Moodle, as quais têm apresentado um desenho pedagógico eficiente para o aprendizado do aluno. Por parte dos alunos, tem se percebido uma redução das dificuldades em relação à utilização das ferramentas do ambiente das disciplinas. Com o somatório de tais resultados conclui-se que as formações, tendo o espaço da Universidade, tanto presencial quanto virtual, como “locus” é uma alternativa eficaz para a qualidade dos programas a distância.