PERFIS E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E DE VIDA DOS EGRESSOS DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Wilsa Maria Ramos UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Flávia Motoyama Narita UNB - Universidade de Brasília Autor
  • María Débora Ortiz Rodriguez UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Antonia Celia Barros Lins Bonfim UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Stela Martins Teles IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Autor

Palavras-chave:

egresso, educação a distância, perfil socioeconômico, formação profissional, mudanças na vida

Resumo

A literatura na área da avaliação institucional aponta para uma escassez de  pesquisas sobre os egressos de cursos de graduação a distância no país. O artigo apresenta recorte de pesquisa que visa analisar os impactos e os efeitos dos cursos superiores a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no perfil e no desenvolvimento profissional dos egressos, identificando os perfis sócios demográficos e a situação atual dos egressos frente a questões relacionadas ao trabalho, ganhos em renda (salário), aprendizagens adquiridas e as mudanças de crenças e valores e de novas formas de inserção na sociedade. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário online, de perguntas fechadas e abertas, tipo survey. A pesquisa envolveu 14 polos UAB selecionados, mas nove (9) coordenadores de polos (Rio Branco/AC; Coelho Neto/MA; Igarapé-Miri/PA; Alexânia/GO; Formosa/GO; Barretos/SP; Buritis/MG; Novo Hamburgo/RS; Santo Antônio da Patrulha/RS) forneceram informações sobre seus egressos. A análise preliminar dos resultados contou com 84 respondentes, egressos diplomados no período que compreende do 1° semestre de 2010 ao 2º semestre de 2015. Os resultados apontam para um perfil de concluintes predominantemente do sexo feminino, grupo étnico branco e que trabalhava durante seu curso a distância. Para esses egressos, o curso teve impacto relevante em seu desenvolvimento profissional, o que pode ser observado na sua inserção no mercado de trabalho, por meio de concurso público e nos ganhos salariais obtidos após a diplomação. A pesquisa tende a confirmar a hipótese de que o ensino superior, especialmente o ensino na modalidade a distância, pode contribuir significativamente para a qualificação e realização profissional,e a qualidade de vida e a inserção na sociedade laboral.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

RAMOS, Wilsa Maria; AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de; NARITA, Flávia Motoyama; RODRIGUEZ, María Débora Ortiz; BONFIM, Antonia Celia Barros Lins; TELES, Stela Martins. PERFIS E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E DE VIDA DOS EGRESSOS DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1867.. Acesso em: 7 dez. 2024.