AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO DA PARAÍBA.
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino a Distância, EspecializaçãoResumo
O objetivo deste artigo é avaliar a percepção dos alunos do Curso de Especialização em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do estado da Paraíba (IFPB) no polo de Taperoá (PB), feito através de uma pesquisa quantitativa exploratória cujo instrumento de pesquisa foi um questionário com perguntas fechadas. Dos resultados encontrados poderá haver um novo redesenho na realização das ações tendo como perspectiva a melhoria da qualidade do ensino do referido curso em edições posteriores nesta instituição ou em outras instituições correlatas. Vários fatores foram estudados com relação ao curso, como, expectativa dos alunos em relação ao curso, interação entre professor/aluno, aluno/coordenação, aluno/tutor presencial e a distância e aluno/aluno, além das ferramentas utilizadas durante o curso: biblioteca no polo e na plataforma, chats, tarefas, e fóruns como também o perfil do estudante, onde foram levantados dados sobre os mesmos, sexo, idade e área de atuação. Nota-se pelos dados analisados que mudanças devem ser implementadas pela coordenação do curso quanto ao aprimoramento do relacionamento em todas as suas dimensões, como também devem ser evidenciados sugestões para melhorar os acervos das bibliotecas: na plataforma e no polo para realização dos fóruns e das tarefas. Pontos como qualidade do ensino oferecido, informações recebidas pelos alunos, volume de tarefa e material instrucional foram considerados bons. Conclui-se que Educação à Distância está contribuindo na construção de uma sociedade mais igualitária, porém devido a sua expansão rápida, os cursos oferecidos por esta modalidade de ensino precisam ser continuamente avaliados. O curso em estudo, de um modo sistêmico, atingiu seu objetivo.