LEVANTAMENTO DA POSSIBILIDADE DE UM CURSO EM UM AVA APLICADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência visual, Tecnologia assistiva, EaD, Método científicoResumo
No presente trabalho objetiva levantar a possibilidade de interação de pessoas com deficiência visual, em um curso de química no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O trabalho procura salientar alguns desafios, encontrados por estas pessoas em relação à interação com o curso EAD. É necessária a inclusão educacional com qualidade, levando o indivíduo a ser capaz de interagir com todos e agregar conhecimentos, não apenas o incluindo numericamente, mas mantendo-o no processo de ensino-aprendizagem e, concomitante a isto, na sociedade. Foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar o que a literatura atual apresenta a respeito dos elementos essenciais, para pessoas com deficiência visual, obter o aprendizado e construção do conhecimento interagindo em um AVA. Foram sugeridos alguns cursos de Química, a fim de levantar a possibilidade de utilizar a EaD como metodologia possível de ensino-aprendizagem inclusivo à todos, sobretudo para pessoas com deficiência visual.