LEVANTAMENTO DA POSSIBILIDADE DE UM CURSO EM UM AVA APLICADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Luis Gabriel Valdivieso Gelves Universidade Federal do Rio de Janeiro, CCS/LASSBio Autor
  • Marcos Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense, PIGEAD/LANTE/UFF Autor
  • Paula Faragó Vieira Barbosa Universidade Federal Fluminense, PIGEAD/LANTE/UFF Autor

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência visual, Tecnologia assistiva, EaD, Método científico

Resumo

No presente trabalho objetiva levantar a possibilidade de interação de pessoas com deficiência visual, em um curso de química no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O trabalho procura salientar alguns desafios, encontrados por estas pessoas em relação à interação com o curso EAD. É necessária a inclusão educacional com qualidade, levando o indivíduo a ser capaz de interagir com todos e agregar conhecimentos, não apenas o incluindo numericamente, mas mantendo-o no processo de ensino-aprendizagem e, concomitante a isto, na sociedade. Foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar o que a literatura atual apresenta a respeito dos elementos essenciais, para pessoas com deficiência visual, obter o aprendizado e construção do conhecimento interagindo em um AVA. Foram sugeridos alguns cursos de Química, a fim de levantar a possibilidade de utilizar a EaD como metodologia possível de ensino-aprendizagem inclusivo à todos, sobretudo para pessoas com deficiência visual.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GELVES, Luis Gabriel Valdivieso; SILVA , Marcos Pereira da; BARBOSA, Paula Faragó Vieira. LEVANTAMENTO DA POSSIBILIDADE DE UM CURSO EM UM AVA APLICADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1860.. Acesso em: 8 dez. 2024.