A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACADÊMICOS DA FACULDADE META
Palavras-chave:
Educação a distancia, Educação presencial, AcadêmicosResumo
O objeto de análise, deste estudo, é a inclusão de práticas da educação a distância no ensino presencial. Logo, a presente pesquisa objetivou identificar as principais representações de graduandos, percebendo as dificuldades e potencialidades por eles assinaladas, diante da inclusão de disciplinas semipresenciais e/ou a distância nos cursos de graduação presencial. Como direcionamento metodológico, optou-se pela pesquisa de campo e a aplicação de questionários aos acadêmicos do terceiro período do curso de pedagogia da Faculdade Meta, uma vez que estes acadêmicos vivenciam, desde o início do curso, a inclusão de disciplinas a distância/semipresenciais na graduação presencial. Para dar suporte à pesquisa de campo, a revisão teórica se baseou revisar as bases históricas e legislativas da educação a distância, revisitando os trabalhos de Belloni (2002), Herminda e Bonfim (2006) e Gomes (2008), bem como as publicações sobre a inclusão de disciplinas a distância e/ou semipresenciais em cursos de graduação presencial, com base nas obras de Moran et al. (2005), Gontijo et al. (2008), Segenreich (2009, 2014) e Rodrigues Junior e Fernandes (2014). A análise de resultados apresentou, a partir da visão dos acadêmicos, que estes reconhecem como ponto positivo a flexibilidade de tempo oportunizada pelas disciplinas a distância e, como ponto negativo, os obstáculos que se referem ao entendimento do conteúdo. A pesquisa apresentada contribuiu para perceber a necessidade de mais ações que demonstrem os benefícios ofertados pela educação a distância nos cursos de graduação presencial, sendo este um tema ainda carente de estudo e de publicações na área.