O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG): UMA PROPOSTA HÍBRIDA

Autores

  • Marcus William Hauser UEPG/UTFPR Autor
  • Antonio Carlos Frasson UTFPR Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Física, Sistema Hìbrido

Resumo

O presente trabalho demonstra uma nova realidade educacional no cenário brasileiro dos cursos de graduação em Educação Física, tratando-se de um Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade de Educação a Distância ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia desenvolvida no curso se caracteriza por um rol de disciplinas que funcionam nos sistemas a distância e outro montante que utiliza o sistema híbrido alternando momento a distância e presenciais. Desde o ano de 2007 já foram ofertadas um total de 580 vagas, tendo concluído o curso até o momento 295 licenciados em educação física. Estão em curso em 3 novos polos, onde foram aprovados em vestibular 130 acadêmicos, um total de 93 futuros professores de educação física. Na proposição do curso, ocorreu um novo modelo pedagógico, pois existe a alternância de momentos com ensino a distância para disciplinas teóricas e ensino presencial para aulas práticas. A utilização de modernos recursos de tecnologia de informação e comunicação, aliados a tradição da UEPG na oferta do curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, propiciarão a comunidade que pelos mais variados motivos não têm acesso ao ensino presencial, a possibilidade de se graduarem em Licenciatura em Educação Física na modalidade ensino a distância.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

HAUSER , Marcus William; FRASSON, Antonio Carlos. O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG): UMA PROPOSTA HÍBRIDA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1849.. Acesso em: 7 dez. 2024.