MOOCS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: PESQUISAS PIONEIRAS E UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Tomás Teixeira de Souza UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Paulo Roberto Affonso Marins UNB - Universidade de Brasília Autor

Palavras-chave:

Educação online, REA, MOOCs, Educação musical a distância

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas pioneiras na educação online no Brasil que referenciam os MOOCs (Massive Open Online Courses) como tema principal da pesquisa ou como componente fundamental da sua estrutura e identificar qual é o diferencial dos MOOCs para outras propostas de educação online. O intuito também é identificar e mapear os MOOCs relacionados com a área de educação musical. Para o mapeamento das pesquisas científicas foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa exploratória com observação participante em um ambiente voltado para a educação musical. Como resultado foi constatada a existência de poucas pesquisas relacionando o tema em questão (MOOCs) e nenhuma pesquisa dentro desse tema na área de educação musical. Através da revisão bibliográfica e da experiência prática realizada com a observação participativa, foi possível constatar que a utilização de MOOCs como ambientes virtuais de aprendizagem pode favorecer a aprendizagem colaborativa e a construção coletiva do conhecimento apontando novas possibilidades de ensino e aprendizagem a distância. Essa categoria de sistemas online, ainda pouco explorada na educação musical, também pode proporcionar recursos para a gestão do ambiente virtual e mapear as interações dos aprendizes com os objetos de aprendizagem de forma a melhorar a produção de conteúdos multimídia.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SOUZA, Tomás Teixeira de; MARINS, Paulo Roberto Affonso. MOOCS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: PESQUISAS PIONEIRAS E UM ESTUDO DE CASO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1848.. Acesso em: 9 dez. 2024.