REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM EAD DA UECE

Autores

  • Roberta Noélia Távora de Carvalho Universidade Estadual do Ceará – UECE Autor

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Educação a Distância, Tutoria

Resumo

Na atualidade, a difusão do conhecimento é mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação; por conseguinte, a Educação a Distância também acompanhou essa evolução. Este trabalho tem como objetivo geral investigar as estratégias de ensino utilizadas por professores/tutores do Curso de Especialização em Educação a Distância e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes. Para o alcance dos objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva. O universo da pesquisa é formado por cinco tutores a distância que atuam no Curso de Especialização em EaD: Fundamentos e Ferramentas da Universidade Estadual do Ceará.  A coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de um questionário online. Após a análise dos dados percebeu-se que as principais estratégias de ensino usadas por tutores online estão relacionadas com o uso das Redes Sociais, E-mails, YouTube e a Comunicação entre tutores. Concluiu-se que as estratégias de ensino online colaboram para o processo de aprendizagem visto que os tutores compreendem a importância da busca de estratégias pedagógicas para um melhor desenvolvimento do trabalho em educação a distância. Sendo assim, é necessário ressaltar, que a função de tutoria de um curso a distância requer características que estão além do domínio dos conteúdos e dos meios técnicos, implicando aportes pedagógicos específicos da função docente.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CARVALHO, Roberta Noélia Távora de. REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM EAD DA UECE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1846.. Acesso em: 8 dez. 2024.