O USO DO APLICATIVO GCOMPRIS NA ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO INFANTIL E DO PRIMEIRO CICLO DO FUNDAMETAL I
Palavras-chave:
Educação, Alfabetização, Tecnologia, GComprisResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o aplicativo GCompris como mais um recurso para auxiliar na tarefa de alfabetização de alunos matriculados na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Partindo das hipóteses de que a falta de uso das tecnologias vão desde argumentos como a falta de formação para professores até a recusa de incorporar das TIC no cotidiano escolar por achar uma tarefa difícil, o problema que orientou esta pesquisa buscou responder qual recurso poderia perpassar a barreira das dificuldades e contribuir com o processo de alfabetização em língua portuguesa? Foi escolhido o aplicativo GCompris como recurso para trabalhar as respectivas dificuldades. Para este estudo foi realizada uma investigação documental demonstrando as funcionalidades do aplicativo e como o uso desse software apresenta diferentes possibilidades de aprendizagem. O resultado dessa pesquisa culminou com a confecção de três possibilidades de intervenções de aprendizagem com o aplicativo.