O USO DO APLICATIVO GCOMPRIS NA ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO INFANTIL E DO PRIMEIRO CICLO DO FUNDAMETAL I

Autores

  • Jullyanna Cavalcante de Oliveira Escola Municipal Irmã Bernadete Autor

Palavras-chave:

Educação, Alfabetização, Tecnologia, GCompris

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o aplicativo GCompris como  mais um recurso para auxiliar na tarefa de alfabetização de alunos matriculados na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Partindo das hipóteses de que a falta de uso das tecnologias vão desde argumentos como a falta de formação para professores até a recusa de incorporar das TIC no cotidiano escolar por achar uma tarefa difícil, o problema que orientou esta pesquisa buscou responder qual recurso poderia perpassar a barreira das dificuldades e contribuir com o processo de alfabetização em língua portuguesa? Foi escolhido o aplicativo GCompris como recurso para trabalhar as respectivas dificuldades. Para este estudo foi realizada uma investigação documental demonstrando as funcionalidades do aplicativo e como o uso desse software apresenta diferentes possibilidades de aprendizagem. O resultado dessa pesquisa culminou com a confecção de três possibilidades de intervenções de aprendizagem com o aplicativo.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Jullyanna Cavalcante de. O USO DO APLICATIVO GCOMPRIS NA ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO INFANTIL E DO PRIMEIRO CICLO DO FUNDAMETAL I. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1845.. Acesso em: 8 dez. 2024.