EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUANDO O ÓCIO TORNA-SE ATIVIDADE INTELECTUAL NO AMBIENTE PRISIONAL

Autores

  • Luzia GAIÓSKI SEED Autor
  • Graça Ane HAUER SEED Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Jovens e Adultos, privação de liberdade

Resumo

Compreender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer conhecer aspectos históricos, sociais, políticos, educacionais e culturais, que de maneira direta ou indiretamente influenciam esta modalidade de ensino. Se a EJA de um modo geral possui especificidades próprias, estas ficam mais evidentes no trabalho com educandos jovens e adultos privados de liberdade. Este artigo apresenta os resultados já atingidos com os alunos do CEEBJA Professor Odair Pasqualini que atende aos alunos em privação de liberdade, no experimento pedagógico de EAD nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio, quando a professora desenvolve atividades presenciais combinadas com momentos à distância, nas celas, para verificar a atuação dos alunos quanto ao domínio dos conteúdos básicos e fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Relata depoimentos de alunos como demonstrativo de realidade da sala de aula e estudo à distância, comenta referenciais teóricos sobre o processo de EAD na Unidade Prisional e sugere encaminhamentos para ampliar a habilidade dos alunos no uso desta modalidade.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GAIÓSKI, Luzia; HAUER, Graça Ane. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUANDO O ÓCIO TORNA-SE ATIVIDADE INTELECTUAL NO AMBIENTE PRISIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1839.. Acesso em: 9 dez. 2024.