OS ASPECTOS QUE TORNAM O TRABALHO DO DESIGN INSTRUCIONAL RELEVANTE

Autores

  • Éder Reverdito C.E.S.A.R. Autor
  • Walter Franklin Marques Correia UFPE Autor
  • Nilton Hideki Takagi UFMT Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem online, Design instrucional, Gerenciamento de projetos

Resumo

Este trabalho se propõe apresentar os benefícios da aplicação do Design Instrucional (DI) no planejamento, organização, construção de conteúdo e disponibilização de material didático em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Dentre as variadas especificidades que podem suscitar análise, esta pesquisa optou por analisar determinados aspectos que foram julgados imprescindíveis para fundamentar a relevância do Design Instrucional na construção de conteúdos e planejamentos de curso com o propósito de entregar melhor formação de alunos através de ambientes virtuais de aprendizagem e observar os resultados obtidos na formação destes alunos. Como metodologia de trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa bibliográfica. Como método foi realizado uma revisão sistemática, optou-se pela investigação de pesquisas científicas publicada nos últimos 10 anos. Como estudo de caso, optou-se por um curso de gerenciamento de projetos ofertado pelo Mato Grosso, Brazil Chapter - PMI-MT em parceria com a UFMT-IC, etapa do projeto global Education Fundation – Habilidades para a Vida, idealizado pelo Project Management Institute – PMI. Este projeto visa capacitar alunos em idade escolar nos conhecimentos de gerenciamento de projetos. Nesta etapa, o PMI-MT pretende levar a alunos do ensino médio de uma escola pública estadual no Brasil, conhecimentos de gerenciamento de projetos com a pretensão de preparar futuros profissionais de forma que possam se valer deste aprendizado independente da carreira profissional que seguirem. O AVA e o material disponibilizado em forma de um curso EaD será utilizado na primeira etapa do projeto, e esta etapa será objeto de estudos desta pesquisa. Ao fim, pretende-se validar as contribuições do design instrucional e sugerir sua relevância para o sucesso desta etapa do curso e também apresentar as novas frentes de pesquisas no uso destas técnicas aplicadas na elaboração de cursos de gerenciamento de projetos ofertados através da educação a distância. Com isso seguir sugerindo novas pesquisas para que a aliança entre tecnologia e educação mediadas através do design instrucional se frutifique.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

REVERDITO , Éder; CORREIA, Walter Franklin Marques; TAKAGI, Nilton Hideki. OS ASPECTOS QUE TORNAM O TRABALHO DO DESIGN INSTRUCIONAL RELEVANTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1837.. Acesso em: 8 dez. 2024.