PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EAD: ESTUDO DA PREFERÊNCIA DO ALUNADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Palavras-chave:
Material Didático, Educação a Distância, Ensino-aprendizagemResumo
A proposta deste estudo foi conhecer a preferência dos acadêmicos pelo material didático impresso produzido para os cursos de graduação a distância pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes). Desenvolveu-se um estudo descritivo e de corte transversal com amostra composta por 368 acadêmicos matriculados. Para o estudo da preferência do alunado, um questionário validado foi aplicado por meio do ambiente virtual de aprendizagem da instituição, contendo questões que incluem o perfilamento do acadêmico e características do material didático impresso (MDI) quanto à estrutura e eficácia para a aprendizagem. O conjunto de MDI analisados foram dois modelos distintos, produzidos em diferentes períodos - o vigente (6º período) e os períodos iniciais (1º ao 5º período) -, alocados na oferta de cursos da UAB/Unimontes de 2010/2013, para uma comparação acerca da estrutura didática e gráfica de apresentação de cada material. Para caracterizar o perfil amostral foi feita uma análise descritiva e para a análise dos dados, foi realizado um teste binominal não paramétrico na comparação entre grupos. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05. O alunado tem em média 31,40 anos, sendo predominantemente do sexo feminino e egressos de escolas públicas. Em sua rotina pessoal, os estudantes usam o MDI por cerca de 5 dias por semana com pelo menos 2 horas semanais. Quanto ao projeto gráfico (tamanho de página, disposição do texto, fonte, ilustrações, espaçamento do texto, margens e encadernação), a preferência é pelo modelo vigente do MDI. A preferência também observada no modelo vigente quanto à disposição do texto em 2 colunas, o entendimento de leitura, a compreensão do texto pela baixa recorrência ao dicionário e clareza de linguagem. Conclui-se que a progressão da produção de MDI do CEAD/Unimontes apresentou avaliação positiva e contribuição para a experiência discente pela preferência atestada observada.