O RE(CONHECIMENTO) DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFTM
Palavras-chave:
.Resumo
A Educação a Distância/EaD acontece quando educador e educando são separados no espaço ou no tempo, mediados por recursos tecnológicos, que subsidiarão o processo ensino-aprendizagem, de acordo com Brasil (2005). Neste contexto, a aprendizagem deve ter como um dos principais pilares a autonomia do sujeito aprendente, a partir da facilitação do sujeito que ensina (RIOS; PIMENTEL, 2012). Assim, tanto a infraestrutura técnica como o professor, estrutura pedagógica, devem trabalhar de modo que incentive a autonomia do aluno para que este busque aprender e adquirir conhecimentos por iniciativa. Desta forma, o mesmo passa a ser o próprio autor do conhecimento. Assumindo, assim, de um sujeito antes, visto com “falta de conhecimento” para um sujeito que busca conhecimento, e para isso, o aluno tem que ter persistência para vencer as barreiras que dificultam a efetivação da aprendizagem real, como cansaço, falta de vontade, desesperança, falta de confiança em si mesmo, dentre outros (PRETI, 2004). Sendo assim, buscando compreender estes desafios, esta pesquisa objetiva investigar se o licenciando em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba tem o perfil necessário para ser um aluno a distância. Esta inquietação perpassa pela hipótese de que muitos alunos fazem cursos a distância ou cursos livres, desconhecendo exatamente o que é, e muitas vezes acabam preconizam contra a modalidade. Para tanto, metodologicamente, aplicou-se um questionário estruturado destacando algumas categorias que julga-se importante para a análise de tal problema: o conceito que possuem sobre EaD - incluindo se sabem diferenciar curso EaD de curso livre; o preconceito frente esta modalidade educacional; se investiria em uma formação a distância ou acredita que a aprendizagem real, deve perpassar pelo ensino presencial?