MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA TUTORIA PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UM POLO DE EAD

Autores

  • Eniel do Espírito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Luiz Carlos Sacramento da Luz SESI Bahia Autor
  • Clairton Quintela Soares Faculdade Área 1 Autor
  • Ariston de Lima Cardoso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Mediação pedagógica, Tutoria presencial, Polo de EaD

Resumo

Os Polos de Educação a Distância - EaD se constituem em unidades acadêmicas e operacionais, descentralizadas e diretamente vinculadas às Instituições de Ensino Superior credenciadas para o ensino na modalidade a distância. No polo de EaD, os estudantes obtêm in loco o apoio político-pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades educativas dos cursos. Este artigo tem como objetivos analisar os principais desafios advindos da mediação pedagógica realizada pela tutoria presencial, além de verificar o nível de percepção e satisfação dos estudantes em relação às atividades tutoriais realizadas em um Polo de EaD.

Do ponto de vista metodológico, configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, operacionalizada como um estudo de caso. Os procedimentos de coleta de dados contemplaram uma triangulação com uma pesquisa online realizada com uma amostra de 102 estudantes de graduação EaD; entrevistas semiestruturadas com os tutores presenciais e a observação participante no Polo EaD.

Os resultados apontam que as ações de mediação pedagógica realizadas pela tutoria presencial são decisivas para o êxito do estudante na EaD, destacando-se o estreito contato e acompanhamento dos estudantes nas diversas atividades do curso e tendo como suporte as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação - TDIC. Os estudantes investigados no estudo de caso revelaram que mantêm comunicação com a equipe tutorial presencial (75,5%), classificam o trabalho realizado pelo tutor como excelente, ótimo ou bom (85,3%) e indicariam o curso para um familiar ou colega (92,2%).

Os dados coletados nesta pesquisa demonstram a premente necessidade da equipe de tutoria presencial desenvolver uma práxis de mediação pedagógica ativa e acolhedora, capaz de manter os estudantes animados e entusiasmados com sua formação.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTO, Eniel do Espírito; LUZ, Luiz Carlos Sacramento da; SOARES, Clairton Quintela; ARISTON DE LIMA CARDOSO, Ariston de Lima. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA TUTORIA PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UM POLO DE EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1825.. Acesso em: 8 dez. 2024.