EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: CONCEITUAÇÃO BALIZADORA PARA ESTUDOS FOCADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcus Neves Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Fabiane Fruet Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Janete Otte Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Margarete H. Antunes Universidade Católica de Pelotas Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Fases e Modelos, EaD Online

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de identificar os tipos de classificações existentes no âmbito da Educação a Distância (EaD), percorrendo suas classificações em fases e modelos com a finalidade de definir aquela classificação que melhor se adapte ao estilo de EaD, baseado nos ambientes virtuais de aprendizagem, em que nosso grupo de pesquisa atua e investiga. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, identificamos as grandes fases ou gerações que vão desde o ensino através de correspondência, passando pela transmissão por rádio e televisão, até as teleconferências e aulas virtuais, e também os modelos, classificação esta que se preocupa mais com os tipos de mídia ou tecnologias utilizadas no intuito de potencializar o ensino e a aprendizagem a distância. Após essa investigação, nos deparamos com o fato de que o conceito de EaD online se constitui no mais adequado para nortear os estudos do nosso grupo de pesquisa, pois é a modalidade de ensino a distância que se está desenvolvendo mais, hoje, principalmente, por causa dos fomentos da Universidade Aberta do Brasil, com vistas à expansão e à interiorização da educação superior. Além disso, observamos que existe uma tendência de crescimento e aperfeiçoamento da EaD online nos diferentes níveis de ensino e da sua inclusão em cursos presenciais como auxílio ao processo de ensino e aprendizagem fora da sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

NEVES , Marcus; FRUET, Fabiane; OTTE, Janete; ANTUNES, Margarete H. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: CONCEITUAÇÃO BALIZADORA PARA ESTUDOS FOCADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1821.. Acesso em: 7 dez. 2024.