A Elaboração de Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Química

Autores

  • Marcos Pereira da Silva Universidade Norte do Paraná Autor
  • Caroline Barroncas de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas Autor

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Ensino de Química, Materiais didáticos digitais

Resumo

Este artigo apresenta a inserção de tecnologias como Objetos de Aprendizagem (OAs) no contexto escolar, bem como a elaboração de um OA para o ensino de Química segundo a difusão da metodologia da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), embasado na teoria do ensino pela pesquisa. Além disso, este trabalho também apresenta repositórios de OAs e o contexto do ensino da química, bem como a dificuldade de se aprender conteúdos considerados complexos e a falta de recursos para essa matéria na escola. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho centrou-se na avaliação de objetos de aprendizagem como ferramenta cognitiva e colaborativa na construção do conhecimento. Nesse contexto, tentou-se identificar objetos de aprendizagem que contemplam tal perspectiva de ensino em repositórios na web; analisamos os aspectos pedagógicos e a usabilidade dessas ferramentas e, por último, demonstramos a utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) que caracteriza o ensino pela pesquisa em aula de química. Aplicamos o OA desenvolvido em uma escola pública de ensino com uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados mostram que o OA pode ser considerado um material didático digital que contribui para facilitar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem de forma empírica e interativa, pois enriquece a prática pedagógica e materializa a interface entre educação e tecnologia.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Marcos Pereira da; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. A Elaboração de Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Química. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1820.. Acesso em: 9 dez. 2024.