ANÁLISE DA INTERAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE XXXXX
Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Desempenho acadêmico, Análise de desempenho, interaçãoResumo
Com o exponencial aumento no número de vagas no ensino superior alcançado nos últimos anos, tornou-se preocupante a eficácia e eficiência de tais vagas, o que fomentou estudos inerentes à retenção e evasão no ensino superior. Este estudo teve como objetivo acrescentar uma colaboração aos estudos sobre retenção na modalidade de educação a distância que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se no mapeamento da interação dos acadêmicos com os recursos oferecidos em uma disciplina ofertada em um ambiente virtual na Universidade do Estado de Mato Grosso pela plataforma Moodle. Após o mapeamento, estes dados foram confrontados com o desempenho (nota, aprovação e reprovação) dos alunos na disciplina, a fim de se obter um relacionamento entre a forma de interação e sua influência no desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que os logs de interação fornecidos pelo ambiente virtual têm muito a nos mostrar, possibilitando realizar análises preditivas do desempenho de acordo com determinados comportamentos dentro do ambiente virtual. Ficou explicitado que os logs de interação são informações muito ricas e não podem ser desperdiçadas nos estudos e gestão dentro da EaD, podendo trazer contribuições importantes para o avanço e fortalecimento da educação a distância.