O USO DAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OPAPEL DO TUTOR

Autores

  • Francisca Auderlânia de Oliveira Dias UFC Autor
  • Adriana Maria Simião da Silva UFC Autor

Palavras-chave:

EaD, Tutor, Professor, Ferramentas, Educação

Resumo

Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que o acompanham, considerando sua experiência vivida ao longo de sua vida acadêmica. Com o surgimento das novas tecnologias, a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância. Nesse contexto, o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas disponíveis. Propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características, funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância, bem como suas ferramentas, destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades. Concluímos também que este estudo contribui para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância, utilizando-se das ferramentas tecnológicas. Acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

DIAS, Francisca Auderlânia de Oliveira; SILVA, Adriana Maria Simião da. O USO DAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OPAPEL DO TUTOR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1816.. Acesso em: 6 dez. 2024.