ESTILOS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS AO ESTUDO E A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E-LEARNING

Autores

  • Edwin Giebelen (UAb/Senac DN) Autor

Palavras-chave:

eLearning, cognição, estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo, participação online

Resumo

A prática pedagógica realizada no eLearning é assentada em processos de ensino e aprendizagem assíncronos, o que requer uma cautela particular na produção de materiais didáticos, na escolha das tecnologias digitais e, principalmente, nas estratégias pedagógicas adotadas. O modelo pedagógico subjacente ao curso, a utilização de situações reais e simulações nas atividades propostas, a interação dos alunos com seus pares e professores-tutores e, sobretudo, o respeito das diversas características individuais dos sujeitos envolvidos, fazem com que uma educação significativa e exitosa seja implementada. Este estudo busca contribuir para o aprofundamento deste debate acadêmico, no entanto, com o objetivo de compreender as possíveis relações entre os estilos de aprendizagem, as abordagens ao estudo e a participação online em cursos de Educação Profissional e Tecnológica na modalidade eLearning. Para a realização desta investigação, será utilizada a metodologia de estudo de campo, com base no Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem; a aplicação da versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), um acompanhamento e análise de participações online de alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem; e a realização de entrevistas semiestruturadas.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GIEBELEN , Edwin. ESTILOS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS AO ESTUDO E A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E-LEARNING. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1815.. Acesso em: 8 dez. 2024.