História da Educação a Distância no Brasil: uma análise política, econômica e social sobre a política educacional de formação de professores
Palavras-chave:
História da Educação a Distância, Política educacional, Formação de professoresResumo
O presente trabalho tem o objetivo de, através de um levantamento histórico bibliográfico, enunciar alguns possíveis caminhos de discussão das circunstâncias políticas, econômicas e sociais que levaram à implantação da educação a distância (EAD) no Brasil e seu reflexo na política educacional de formação de professores no final do século XX e início do século XXI. O recorte espaço-temporal utilizado na pesquisa vai dos primórdios da EAD no país, que remontam ao início e meados do século XX, com a utilização dos correios, o rádio e a televisão, até o final do século XX e início do século XXI, com a EAD via rede de internet, transformando-se em instrumento de formação de professores em nível superior, fator determinante para que o país cumprisse os compromissos assumidos com a ONU, na Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jomtien, na Tailândia, em 1990, de expandir o atendimento educacional em todos os níveis de ensino. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise do discurso através da consulta à legislação pertinente, que formam o arcabouço legal da implantação de EAD no país. Discutir a história da educação à distância e sua historiografia contribuirá para uma melhor compreensão da abrangência desta modalidade educacional que vem ganhando um espaço cada vez maior em todo o sistema educacional, e de sua instrumentalização como política educacional de formação de professores, levando-nos a uma reflexão sobre seus aspectos políticos, econômicos e sociais, tendo como pano de fundo a conjuntura histórica de seu surgimento e evolução.