A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): olhares da tutora online e das discentes de pós-graduação EAD
Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação à Distância (EAD), Humanização, Tutor, DiscentesResumo
Este artigo teve como objetivo diagnosticar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), enfatizando a dinâmica humano-relacional e os vínculos de afetividade proximal nas interações entre professor, tutor e discentes. Especificamente, identificou ferramentas norteadoras de humanização e potencializou a averiguação das causas de alertas ou reclamações dos discentes nas inter-relações e discussões. As metodologias de pesquisa bibliográfica e observação participante contribuíram para a sistematização dos dados obtidos e a constatação dos resultados. Os teóricos Maturana (2002), Maturana & Varela (2001), Lévy (1996), Carneiro & Maraschin (2005), Beiller (2004), Maraschin & Axt (2005), Lévy (1993) e Azevedo (2003) embasaram as discussões sobre os processos comunicativos e interativos no AVA. Moore & Kearsley (2007), Lévy (1999), Maturana & Varela (2001) e Vygotsky (1998/2003) foram referenciados para discutir as interfaces nas relações humano-relacional. Os resultados mostram que as universidades investigadas utilizam o AVA de forma distinta como instrumento do processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, o fórum potencializa a dinâmica humano-relacional e vivencia a troca de conhecimentos mediados e motivados pelo feedback do tutor online na EAD UAB-UFAL. No entanto, a ausência do tutor online pode ocasionar o "silêncio virtual" no relacionamento homem-máquina, inibir a criatividade dinâmico-pedagógica e até provocar evasão na EAD UNOPAR.