A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): olhares da tutora online e das discentes de pós-graduação EAD

Autores

  • Marluce de Almeida Carlos Universidade Federal de Alagoas Autor
  • Silvana Karine Costa Francelino Universidade Federal de Alagoas Autor

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação à Distância (EAD), Humanização, Tutor, Discentes

Resumo

Este artigo teve como objetivo diagnosticar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), enfatizando a dinâmica humano-relacional e os vínculos de afetividade proximal nas interações entre professor, tutor e discentes. Especificamente, identificou ferramentas norteadoras de humanização e potencializou a averiguação das causas de alertas ou reclamações dos discentes nas inter-relações e discussões. As metodologias de pesquisa bibliográfica e observação participante contribuíram para a sistematização dos dados obtidos e a constatação dos resultados. Os teóricos Maturana (2002), Maturana & Varela (2001), Lévy (1996), Carneiro & Maraschin (2005), Beiller (2004), Maraschin & Axt (2005), Lévy (1993) e Azevedo (2003) embasaram as discussões sobre os processos comunicativos e interativos no AVA. Moore & Kearsley (2007), Lévy (1999), Maturana & Varela (2001) e Vygotsky (1998/2003) foram referenciados para discutir as interfaces nas relações humano-relacional. Os resultados mostram que as universidades investigadas utilizam o AVA de forma distinta como instrumento do processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, o fórum potencializa a dinâmica humano-relacional e vivencia a troca de conhecimentos mediados e motivados pelo feedback do tutor online na EAD UAB-UFAL. No entanto, a ausência do tutor online pode ocasionar o "silêncio virtual" no relacionamento homem-máquina, inibir a criatividade dinâmico-pedagógica e até provocar evasão na EAD UNOPAR.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CARLOS , Marluce de Almeida; FRANCELINO, Silvana Karine Costa. A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): olhares da tutora online e das discentes de pós-graduação EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1813.. Acesso em: 7 dez. 2024.