IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt UnB /SEEDF Autor
  • Inês Maria Zarfolin Pires de Almeida UnB Autor

Palavras-chave:

identidade/subjetividade, educação e psicanálise, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho fundamenta-se em pesquisa de campo de abordagem qualitativa na qual, através do dispositivo da memória educativa e entrevista semiestruturada, buscou-se discutir a partir dos pressupostos teóricos da psicanálise, a dimensão subjetiva dos professores que compartilham a docência em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas possíveis implicações na constituição da identidade/subjetividade dos mesmos. Neste sentido, propôs-se como objetivo norteador compreender se essa experiência repercutirá em sua prática pedagógica presencial e em EaD. Os resultados sugerem que as relações pedagógicas, compartilhadas por meio do AVA, são também permeadas pela subjetividade, transferência e identificação que ocorrem na relação com o Outro, contribuindo para a ressignificação da prática docente, para além dos aparatos tecnológicos que utilizam, e interferem em sua formação ainda que de maneira inconsciente, uma vez que a atuação como tutor em EaD ou professor do presencial estão permeadas por uma identificação e sedução que se dirige ao Outro e se manifesta na subjetividade/identidade do professor como um sintoma.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BITTENCOURT , Cleonice Pereira do Nascimento; ALMEIDA, Inês Maria Zarfolin Pires de. IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1812.. Acesso em: 9 dez. 2024.