TECNODOCÊNCIA: A ADESÃO E ADAPTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM TDICS NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Tecnodocência, Tecnologias Digitais, Princípio EADResumo
Tendências e aceitação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). As tecnologias digitais utilizam meios de informação que estão ligados diretamente à internet (e-mails, vídeos, repositórios, etc) e também os equipamentos desenvolvidos que facilitam a compreensão da divulgação da informação (lousa digital, tablets. Datashow, etc.). As TDICs servem para ampliar o alcance da informação, minimizar custos e dar velocidade nas resoluções de situações/problemas. No Colégio Estadual Justiniano de Serpa na cidade de Fortaleza, Ceará, nota-se que os docentes usam as TDICs de forma direta ou indiretamente em sala de aula, e que a maioria dos alunos gosta e concorda afirmando que contribui positivamente para a assimilação do conteúdo da disciplina. A aceitação e manuseio das TDICs ainda é cautelosa na escola, pois alguns professores adotam a metodologia tradicional por achar melhor, por não ter recursos suficientes ou ainda por não conhecerem, sendo que os alunos já têm certa familiaridade. E-mail, Blog, Facebook e WhatsApp são ferramentas mais usadas pelos docentes e alunos, no entanto a aplicação de uma aula utilizando um objeto de aprendizagem como o Quiz ou uma plataforma entre outros, torna a aula mais rica e diferente da tradicional. Conclui-se que os docentes têm consciência de que as novas tecnologias digitais expandem a pesquisa e ajudam na fundamentação do processo de aprendizagem. E também a metodologia proposta pelas teorias da aprendizagem como pedagogia nova e pedagogia libertadora, as quais caracterizam os docentes como mediadores e facilitadores e não como o único detentor do conhecimento.