FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO VISUAL DAS INTERAÇÕES

Autores

  • Eduardo de Almeida Rodrigues UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas Autor
  • Arthur Busqueiro UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas Autor
  • Raphael Biavati Silva UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas Autor
  • Gabriel Gerber Hornink UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas Autor

Palavras-chave:

Moodle, Fórum de discussão, InMapMoodle©, Colaboração

Resumo

Este artigo tem como foco a apresentação das características funcionais do inMapMoodle© desenvolvido na Unifal-MG. Essa ferramenta gera e exibe grafos direcionais das interações ocorridas nos fóruns de discussão online do ambiente Moodle, fornecendo dados quantitativos (frequência) e visuais das interações ocorridas no fórum, possibilitando aos moderadores dados da organização do processo comunicativo que podem ser utilizados como parâmetros de avaliação, resultando em análises que podem fomentar uma moderação mais eficiente por parte dos professores e tutores. Levando em consideração a perspectiva pedagógica sociointeracionista por meio da qual o Moodle foi desenhado e lançado em 2002, é possível vislumbrar a aplicabilidade das ferramentas supracitadas como uma alternativa à moderação tradicional. Fórum de discussão é uma poderosa ferramenta de interação assíncrona e de grande potencial colaborativo e o InMapMoodle© vem suprir a necessidade humana por representações visuais que possibilitem panorama interativo da ação mediada.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Eduardo de Almeida; BUSQUEIRO, Arthur; SILVA, Raphael Biavati; HORNINK, Gabriel Gerber. FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO VISUAL DAS INTERAÇÕES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1808.. Acesso em: 7 dez. 2024.