A PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DIGITAL: DOIS MUNDOS QUE SE ENTRELAÇAM
Palavras-chave:
TDIC, formação docente, educação & tecnologiaResumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação tornaram-se uma parte integral da vida social, constituindo um processo irreversível. Este artigo compôs uma dissertação com um dos objetivos de estudar crianças e docentes em formação sobre seus conhecimentos em relação a essas tecnologias, seguido por uma análise desses perfis. Através da aplicação de questionários, coletamos e apresentamos dados que demonstram que ambos os grupos, embora distintos em suas características, utilizam essas tecnologias de maneira semelhante. Inicialmente, tínhamos a hipótese de que essa utilização ocorreria de maneiras parcialmente distintas, uma vez que o estudante de pedagogia deveria estar sendo formado também para a utilização educativa das tecnologias, considerando suas possibilidades em sala de aula. Concluímos, com base nos dados e na literatura, que o sucesso da tecnologia digital na educação depende de o educador enxergar o mundo digital da mesma forma que a criança o enxerga e de estar preparado para isso.