A PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DIGITAL: DOIS MUNDOS QUE SE ENTRELAÇAM

Autores

  • Patricia Mirella de Paulo Falcão UFSCar Autor
  • Daniel Ribeiro da Silva Mill UFSCar Autor

Palavras-chave:

TDIC, formação docente, educação & tecnologia

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação tornaram-se uma parte integral da vida social, constituindo um processo irreversível. Este artigo compôs uma dissertação com um dos objetivos de estudar crianças e docentes em formação sobre seus conhecimentos em relação a essas tecnologias, seguido por uma análise desses perfis. Através da aplicação de questionários, coletamos e apresentamos dados que demonstram que ambos os grupos, embora distintos em suas características, utilizam essas tecnologias de maneira semelhante. Inicialmente, tínhamos a hipótese de que essa utilização ocorreria de maneiras parcialmente distintas, uma vez que o estudante de pedagogia deveria estar sendo formado também para a utilização educativa das tecnologias, considerando suas possibilidades em sala de aula. Concluímos, com base nos dados e na literatura, que o sucesso da tecnologia digital na educação depende de o educador enxergar o mundo digital da mesma forma que a criança o enxerga e de estar preparado para isso.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

FALCÃO, Patricia Mirella de Paulo; MILL, Daniel Ribeiro da Silva. A PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DIGITAL: DOIS MUNDOS QUE SE ENTRELAÇAM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1807.. Acesso em: 7 dez. 2024.