SERVIÇOS DE APOIO AOS DOCENTES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS

Autores

  • Ana Paula Rodrigues da Silva UFSCar Autor
  • Priscila Cristina Fiocco Bianchi UFSCar Autor
  • Maria Angélica do Carmo Zanotto UFSCar Autor
  • Bárbara Jús UFSCar Autor
  • Alessandra Fernandes Alves UFSCar Autor

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, Serviço de apoio, Graduação presencial

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na implantação e oferecimento de serviços institucionais para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como apoio aos cursos de graduação presenciais. Para isso, busca-se resgatar o histórico de utilização do AVA pela instituição, bem como relatar o processo de implantação do Moodle e seu uso no período que antecede o segundo semestre de 2015. Descreve-se também os serviços de apoio ao uso do Moodle que passaram a ser oferecidos pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), bem como o mapeamento e adesão dos professores quanto ao uso do AVA Moodle, a partir de 2015, quando a administração do ambiente virtual foi assumida por esta secretaria. O novo serviço implantado tem como fator diferencial a composição da equipe, com a participação de pedagogas, analistas de sistemas e estagiárias, que auxiliam os usuários quanto à utilização do ambiente virtual. Conclui-se que a composição da equipe de apoio ao Moodle, formada também por pedagogas, permite que os professores possam ser orientados sobre planejamento pedagógico no AVA, favorecendo o uso de todos os recursos e atividades de forma coerente aos princípios e objetivos para os quais o Moodle foi desenvolvido, ou seja, utilizando-o de forma colaborativa. A SEaD tem, assim, a expectativa de ampliar o número de professores que utilizam o Moodle como ferramenta de apoio a suas disciplinas no ensino presencial, difundindo práticas pedagógicas que procurem integrar cada vez mais os momentos presenciais e a distância.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Ana Paula Rodrigues da; BIANCHI, Priscila Cristina Fiocco; ZANOTTO, Maria Angélica do Carmo; JÚS, Bárbara; S ALVES, Alessandra Fernandes. SERVIÇOS DE APOIO AOS DOCENTES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1805.. Acesso em: 7 dez. 2024.