SERVIÇOS DE APOIO AOS DOCENTES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS
Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, Serviço de apoio, Graduação presencialResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na implantação e oferecimento de serviços institucionais para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como apoio aos cursos de graduação presenciais. Para isso, busca-se resgatar o histórico de utilização do AVA pela instituição, bem como relatar o processo de implantação do Moodle e seu uso no período que antecede o segundo semestre de 2015. Descreve-se também os serviços de apoio ao uso do Moodle que passaram a ser oferecidos pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), bem como o mapeamento e adesão dos professores quanto ao uso do AVA Moodle, a partir de 2015, quando a administração do ambiente virtual foi assumida por esta secretaria. O novo serviço implantado tem como fator diferencial a composição da equipe, com a participação de pedagogas, analistas de sistemas e estagiárias, que auxiliam os usuários quanto à utilização do ambiente virtual. Conclui-se que a composição da equipe de apoio ao Moodle, formada também por pedagogas, permite que os professores possam ser orientados sobre planejamento pedagógico no AVA, favorecendo o uso de todos os recursos e atividades de forma coerente aos princípios e objetivos para os quais o Moodle foi desenvolvido, ou seja, utilizando-o de forma colaborativa. A SEaD tem, assim, a expectativa de ampliar o número de professores que utilizam o Moodle como ferramenta de apoio a suas disciplinas no ensino presencial, difundindo práticas pedagógicas que procurem integrar cada vez mais os momentos presenciais e a distância.