USO DAS EMBALAGENS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Carolina Farias IFPE - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco Autor
  • Hélio Oliveira Rodrigues IFPE - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formas geométricas, Ensino de Geometria

Resumo

O presente artigo aborda o ensino da Geometria plana e espacial. Utiliza-se de experimentos publicados em artigos científicos, tomando as embalagens como meio concreto para a visualização, manipulação, observação e identificação das formas geométricas contidas nas mesmas. Buscou-se o resgate de conceitos geométricos que os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental já haviam estudado em anos anteriores, nos objetos didáticos dos parâmetros curriculares do ensino da Matemática, como também introduzir outros, considerados elementares. Direcionado à uma metodologia alternativa e inovadora para trabalhar esses conceitos, tanto no plano, como no espaço tridimensional. Os resultados deste estudo são as reflexões expressivas de melhorias do ensino. Referentes à Geometria Plana e Espacial, com o desenvolvimento das atividades envolvendo situações contextualizadas.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

FARIAS, Carolina; RODRIGUES, Hélio Oliveira. USO DAS EMBALAGENS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1801.. Acesso em: 9 dez. 2024.