AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO

Autores

  • Aldenir Aparecida da Silva Santos UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Augusta Isabel Junqueira Fagundes UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Cristiane das Graças Oliveira UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Simone Gomes da Costa UFF - Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Polo de EaD , Demandas, Avaliação interna e externa

Resumo

Este trabalho tem como objetivos apresentar uma análise geral sobre os polos de apoio presencial das cidades de Confins, Jaboticatubas e Porteirinha (MG), usando como instrumento de avaliação os “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância” (2007). Através da pesquisa exploratória, comparou-se a realidade dos polos com as exigências presentes na legislação, onde constatou-se a fragilidade de muitos quesitos como: a falta de uma estrutura mínima; interferência política demasiada; ausência de investimentos, devido à situação precária dos municípios, ausência de capacitação dos professores e tutores que ali trabalham e a falta de participação das IES ali instaladas e, também da SEED/MEC. O que acaba prejudicando a oferta de uma educação de qualidade! Espera-se com esse estudo contribuir para um melhor entendimento das carências e necessidades dos polos pesquisados expondo, assim, os principais desafios enfrentados pela rede CAPES/UAB para seu funcionamento, implementação e gerenciamento através dos dados coletados. Afinal, para se ter um ensino de qualidade é necessário que as instituições de Educação a Distância ofereçam transparência, confiabilidade, agilidade, objetividade, ampla participação da comunidade universitária no processo avaliativo, respeitando às diferentes modalidades da avaliação da aprendizagem que são essenciais em cada área de ensino.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTOS, Aldenir Aparecida da Silva; FAGUNDES, Augusta Isabel Junqueira; OLIVEIRA, Cristiane das Graças; COSTA, Simone Gomes da. AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1800.. Acesso em: 9 dez. 2024.