AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO
Palavras-chave:
Polo de EaD , Demandas, Avaliação interna e externaResumo
Este trabalho tem como objetivos apresentar uma análise geral sobre os polos de apoio presencial das cidades de Confins, Jaboticatubas e Porteirinha (MG), usando como instrumento de avaliação os “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância” (2007). Através da pesquisa exploratória, comparou-se a realidade dos polos com as exigências presentes na legislação, onde constatou-se a fragilidade de muitos quesitos como: a falta de uma estrutura mínima; interferência política demasiada; ausência de investimentos, devido à situação precária dos municípios, ausência de capacitação dos professores e tutores que ali trabalham e a falta de participação das IES ali instaladas e, também da SEED/MEC. O que acaba prejudicando a oferta de uma educação de qualidade! Espera-se com esse estudo contribuir para um melhor entendimento das carências e necessidades dos polos pesquisados expondo, assim, os principais desafios enfrentados pela rede CAPES/UAB para seu funcionamento, implementação e gerenciamento através dos dados coletados. Afinal, para se ter um ensino de qualidade é necessário que as instituições de Educação a Distância ofereçam transparência, confiabilidade, agilidade, objetividade, ampla participação da comunidade universitária no processo avaliativo, respeitando às diferentes modalidades da avaliação da aprendizagem que são essenciais em cada área de ensino.