Moodle: uma ferramenta de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Franca-SP

Autores

  • Cláudia Bolela Unifran Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Formação continuada

Resumo

Este artigo visa compartilhar as experiências e os resultados da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta de formação inicial e continuada na Secretaria Municipal de Educação de Franca-SP (SMEF). Este estudo constituiu, portanto, de uma pesquisa descritiva, qualitativa. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário virtual elaborado por meio da ferramenta Google Drive disponibilizado à atual administradora da Plataforma Moodle da SMEF. Os dados levantados são referentes ao período de 2014 a 2016. Espaço de tempo este, que contempla a implantação do Moodle SMEF até a atualidade. O questionário virtual foi enviado por e-mail à administradora da plataforma posteriormente mediante o parecer favorável à pesquisa da Secretária Municipal de Educação do município. As respostas obtidas por meio do questionário permitiram verificar que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é hoje um importante aliado à formação continuada da SMEF, possuindo na atualidade mais de 2mil usuários cadastrados entre professores, gestores e alunos, sendo também utilizado por todos os setores da SMEF. Dentre os principais benefícios descritos pela entrevistada destacam-se: a celeridade e a democratização no acesso à informação, a facilidade na comunicação entre os distintos setores da SMEF e para com o gabinete da Secretaria, além dos cursos propriamente ditos que atualmente são ofertados pela plataforma e auxiliam os diferentes programas de formação continuada da SMEF.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BOLELA, Cláudia; VELOSO, Braian. Moodle: uma ferramenta de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Franca-SP. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1798.. Acesso em: 9 dez. 2024.