AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE PARA A PRÁTICA DA TUTORIA EM EAD COM ÊNFASE NO USO DO E-MAIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Teorias de Paulo Freire, Ferramentas pedagógicas, Educação e tutoria em EADResumo
A crescente oferta de cursos na modalidade à distância e a escassa quantidade de fundamentação teórica existente no sentido de embasar de forma acertada tal modalidade de educação faz com que muitos tutores encontrem dificuldades no desenvolvimento de sua prática pedagógica, o que pode caracterizar a relação ensino-aprendizagem como um experimento, por vezes de sucesso, por vezes não. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar as teorias de Freire investigando se os aportes teóricos deste autor podem contribuir ao desenvolvimento de práticas educativas que deem suporte à tutoria em EAD, a partir da análise da utilização do E-mail, uma ferramenta de interação entre tutores, administradores das instituições educacionais, alunos, professores, e todos os atores envolvidos nesse processo educativo. Destacamos a potencialidade do E-mail para desenvolver os aspectos da autonomia do educando no uso das TIC na EAD, o uso do E-mail como ferramenta de interação para o estudo e para o desenvolvimento da prática da tutoria. Fazemos referência também, acerca do papel do tutor à distância ou professor online como mediador que estimula a reflexão, instiga a construção do conhecimento e proporciona diálogo como fomento educacional que pode aprimorar as práticas didáticas por meio das quais o tutor leva o educando a estabelecer processo educativo autônomo. Por fim, buscamos verificar como o desenvolvimento de práticas educacionais que promovam educação qualitativa podem superar os limites quando a da tutoria em EAD na utilização do E-mail é permanentemente revestida de intencionalidade pedagógica.