AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS À LUZ DO MODELO CIPP- STUFFLEBEAM

Autores

  • Naíola Paiva de Miranda Faculdade Vale do Jaguaribe Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Educação a distância, Modelo CIPP

Resumo

Avaliação na Educação a distância: Discussões epistemológicas à luz do Modelo CIPP- STUFFLEBEAM se constitui  de um recorte do trabalho de conclusão de curso na Especialização em educação à distância que ora objetiva discutir  a avaliação da aprendizagem em educação à distância na aplicação do modelo CIPP na teoria de Stuffebleam. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma universidade pública federal que pratica a educação à distância em cursos semipresenciais. Do contato através de e-mails, foram analisados 5 tutores neste trabalho  através do Instrumento diagnóstico. O estudo contribuiu para uma conscientização de que a avaliação da aprendizagem em EaD, com a aplicação do modelo CIPP,  na prática se constitui ainda um caminho a percorrer. Em relação ao contexto, a avaliação em EaD ainda continua nos moldes da avaliação presencial. Quanto aos insumos, a ferramenta restringe o tutor em avaliar, uma vez que a mesma já tem estabelecido os critérios para avaliar o aluno. Quanto ao processo, ainda se precisa definir critérios para avaliar o acesso às atividades realizadas no fórum, portfólio e chat. Em relação ao produto que a avaliação somativa, não se constitui final de tarefa, mas contribui para se ter o diagnóstico da aprendizagem do aluno e  o resultado da eficácia na tutoria. Observou-se ainda na pesquisa que alguns tutores ainda não receberam formação em como avaliar em educação à distância. A pesquisa deu um enfoque através da aplicação do modelo CIPP que a avaliação em EaD é uma ferramenta de decisão, o tutor à distância precisa  participar  das discussões da avaliação da aprendizagem na educação à distância, pois o tutor não é um aplicador de provas, mas sim um professor mediador no ambiente virtual de aprendizagem.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MIRANDA, Naíola Paiva de. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS À LUZ DO MODELO CIPP- STUFFLEBEAM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1796.. Acesso em: 6 dez. 2024.