AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS À LUZ DO MODELO CIPP- STUFFLEBEAM
Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, Educação a distância, Modelo CIPPResumo
Avaliação na Educação a distância: Discussões epistemológicas à luz do Modelo CIPP- STUFFLEBEAM se constitui de um recorte do trabalho de conclusão de curso na Especialização em educação à distância que ora objetiva discutir a avaliação da aprendizagem em educação à distância na aplicação do modelo CIPP na teoria de Stuffebleam. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma universidade pública federal que pratica a educação à distância em cursos semipresenciais. Do contato através de e-mails, foram analisados 5 tutores neste trabalho através do Instrumento diagnóstico. O estudo contribuiu para uma conscientização de que a avaliação da aprendizagem em EaD, com a aplicação do modelo CIPP, na prática se constitui ainda um caminho a percorrer. Em relação ao contexto, a avaliação em EaD ainda continua nos moldes da avaliação presencial. Quanto aos insumos, a ferramenta restringe o tutor em avaliar, uma vez que a mesma já tem estabelecido os critérios para avaliar o aluno. Quanto ao processo, ainda se precisa definir critérios para avaliar o acesso às atividades realizadas no fórum, portfólio e chat. Em relação ao produto que a avaliação somativa, não se constitui final de tarefa, mas contribui para se ter o diagnóstico da aprendizagem do aluno e o resultado da eficácia na tutoria. Observou-se ainda na pesquisa que alguns tutores ainda não receberam formação em como avaliar em educação à distância. A pesquisa deu um enfoque através da aplicação do modelo CIPP que a avaliação em EaD é uma ferramenta de decisão, o tutor à distância precisa participar das discussões da avaliação da aprendizagem na educação à distância, pois o tutor não é um aplicador de provas, mas sim um professor mediador no ambiente virtual de aprendizagem.