CONSTRUÍNDO UMA TIPOLOGIA PARA CATEGORIZAR ATIVIDADES EM ESPAÇOS HÍBRIDOS

Autores

  • Monica Pagel Eidelwein Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Tel Amiel Universidade Estadual de Campinas Autor

Palavras-chave:

Espaços híbridos, Polos da Universidade Aberta do Brasil, Educação Formal, Educação Não Formal, Educação Aberta

Resumo

Nesse artigo, conceitualizamos a noção de "espaços híbridos" na educação aberta e analisamos os polos de apoio presenciais da Universidade Aberta do Brasil como exemplos desses espaços. Como metodologia, realizamos uma revisão de literatura sobre os temas educação formal, não formal e informal, partindo do levantamento de artigos no repositório de periódicos educacionais Educa@ (http://educa.fcc.org.br). Agregamos a essas produções de renome de autores nacionais e estrangeiros. Baseados nas análises dessa revisão, elaboramos uma proposta de atributos (escalas) que nos permite categorizar atividades para além da dicotomia entre o formal e o não formal. Como parte de um estudo maior sobre polos, solicitamos aos coordenadores(as) que nos informassem sobre atividades neles realizadas. Ao final, apresentamos dados de dois polos, demonstrando a diversidade de atividades realizadas, para além das demandas formais. Fazemos uso das escalas para descrever as atividades de um dos polos, demonstrando como as mesmas incorporam formalidade e não formalidade. Sugerimos que, crescentemente, nenhuma atividade é plenamente formal ou não-formal, e apresentamos um método para análise conceitual desse fenômeno em espaços híbridos, como os polos da UAB.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

EIDELWEIN, Monica Pagel; AMIEL, Tel. CONSTRUÍNDO UMA TIPOLOGIA PARA CATEGORIZAR ATIVIDADES EM ESPAÇOS HÍBRIDOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1793.. Acesso em: 7 dez. 2024.