AÇÕES DE GESTÃO INTEGRADA ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marizete Silva Santos UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor
  • Luciene Santos Pereira da Silva UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor
  • Andrea Cavalcanti Macedo FADURPE Autor
  • Lilian Débora de Oliveira Barros UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor
  • Francisco Luiz dos Santos UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Autor

Palavras-chave:

Integração, graduação e pós-graduação, Educação a distância

Resumo

No presente artigo tem-se como objetivo investigar as ações de ensino, pesquisa e extensão no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco foram desenvolvidas de forma integrada com os cursos a distância da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da mesma Universidade. A integração da pós-graduação com os cursos de graduação pressupõe a busca da qualidade da educação e fortalecimento da graduação através da pesquisa. Neste sentido esta pesquisa baseia-se num estudo exploratório com abordagem qualitativa de natureza aplicada e de cunho descritivo, realizada no período de 2011 a 2016. Os dados foram coletados através de documentos como relatórios de gestão, resoluções, projetos de cursos, projetos e relatórios de pesquisa e extensão, monografias, editais, entre outros. Assim, são apresentadas as portarias da CAPES regulamentando os mestrados profissionais no país, bem como o artigo da Constituição onde ressalta-se a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão em busca da qualidade da educação pela pesquisa. Como resultados encontrados visualiza-se a oferta de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão que foram desenvolvidas de forma integrada entre a pós-graduação e os cursos de graduação na Universidade conforme a seguir: laboratório integrado para produção de material didático, Laboratório integrado de vídeo, rádio e videoconferência, produção de materiais didáticos e conteúdos para educação à distância, eventos, oferta de disciplinas como Seminários e estágio de docência, mostra científica, profissional e tecnológica, Programa IRACEMa, programa de iniciação científica, programa de iniciação à docência e orientação de monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação lato sensu. Estas ações foram importantes para o fortalecimento entre a graduação e a pós-graduação e, sobretudo, para o processo de formação do discente, além de trazer benefícios tanto para os discentes da pós-graduação quanto da graduação.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTOS, Marizete Silva; SILVA, Luciene Santos Pereira da; MACEDO, Andrea Cavalcanti; BARROS, Lilian Débora de Oliveira; SANTOS, Francisco Luiz dos. AÇÕES DE GESTÃO INTEGRADA ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1792.. Acesso em: 8 dez. 2024.