VIRTUAL NO PRESENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autores

  • Eduardo Henrique de Matos Lima Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro- Oeste/Curso de Medicina Autor
  • Marcio Roberto de Lima Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências da Educação (Deced) Autor

Palavras-chave:

Cibercultura, Formação de professores, Portal Didático, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho relata uma experiência com o uso do Portal Didático Institucional (PDI) em uma unidade curricular do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Superando a perspectiva do uso como repositório de informações/conteúdos, o PDI foi um recurso importante na expansão dos momentos presenciais, permitindo romper com os constrangimentos espaço-temporais típicos dos processos não virtualizados. A experiência empreendida, voltada para a necessidade de uma abordagem coerente com o atual contexto, que contribua para a formação docente, permitiu diagnosticar: o envolvimento e o desejo dos discentes em utilizar as tecnologias digitais – incluindo o PDI – ao longo de sua formação; a necessidade de maior sensibilização docente quanto ao uso pedagógico do PDI e de outras tecnologias digitais no processo de formação de professores; que as ações didáticas virtualizadas exigem planejamento e dedicação docente, impelindo revisão do que vem sendo considerado “produção acadêmica”; que a formação de professores precisa ser mais sensível à cibercultura; a convergência entre ensino presencial e a distância. Acreditamos que seja urgente repensar a formação inicial do professor, favorecendo e impulsionando o futuro profissional a uma maior abertura às possibilidades cognitivas, colaborativas, dialógicas do ciberespaço

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LIMA , Eduardo Henrique de Matos; LIMA, Marcio Roberto de. VIRTUAL NO PRESENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1790.. Acesso em: 8 dez. 2024.