VIRTUAL NO PRESENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Palavras-chave:
Cibercultura, Formação de professores, Portal Didático, Tecnologias DigitaisResumo
Este trabalho relata uma experiência com o uso do Portal Didático Institucional (PDI) em uma unidade curricular do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Superando a perspectiva do uso como repositório de informações/conteúdos, o PDI foi um recurso importante na expansão dos momentos presenciais, permitindo romper com os constrangimentos espaço-temporais típicos dos processos não virtualizados. A experiência empreendida, voltada para a necessidade de uma abordagem coerente com o atual contexto, que contribua para a formação docente, permitiu diagnosticar: o envolvimento e o desejo dos discentes em utilizar as tecnologias digitais – incluindo o PDI – ao longo de sua formação; a necessidade de maior sensibilização docente quanto ao uso pedagógico do PDI e de outras tecnologias digitais no processo de formação de professores; que as ações didáticas virtualizadas exigem planejamento e dedicação docente, impelindo revisão do que vem sendo considerado “produção acadêmica”; que a formação de professores precisa ser mais sensível à cibercultura; a convergência entre ensino presencial e a distância. Acreditamos que seja urgente repensar a formação inicial do professor, favorecendo e impulsionando o futuro profissional a uma maior abertura às possibilidades cognitivas, colaborativas, dialógicas do ciberespaço