AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE COORDENADORES
Palavras-chave:
Educação a distância, condições de ensino, avaliaçãoResumo
A avaliação das condições de ensino de cursos é um processo que deve ser sistemático, abrangente e permitir ações preventivas e corretivas em função de diagnósticos que permitam orientar decisões tão logo problemas sejam detectados bem como potencializar ações exitosas de forma efetiva. Neste processo a atuação da coordenação de curso é fator fundamental, por ser a pessoa que reúne funções pedagógicas e de gestão, que acompanha o dia a dia do processo de oferta, interagindo com todos os atores diretamente envolvidos: estudantes, corpo pedagógico, equipe de apoio, serviços e setores de apoio, órgãos colegiados e gestores institucionais. Sendo a pessoa chave para o funcionamento do curso, a percepção de quem está na coordenação é um elemento que deve ser considerado e valorizado para o aprimoramento das condições de ensino. No caso de cursos na modalidade a distância, a percepção é ainda mais relevante, pela maior complexidade do processo e também devido a ainda reduzida inserção da modalidade na cultura de muitas instituições, principalmente no setor público. Nesse sentido, este texto apresenta resultados de um estudo de caso que busca a percepção das coordenações de cursos técnicos subsequentes a distância, focando os pontos fracos e fortes do processo, com base em entrevistas semiestruturadas. Parte de uma referência teórica que orienta um processo de análise textual discursiva das falas dos entrevistados. A abordagem permite levantar os aspectos mais relevantes percebidos pelos gestores imediatos dos cursos, indicando para os demais atores envolvidos as situações percebidas e indicando ações de melhoria e aprimoramento educacional e de gestão dos cursos.