Questões sobre avaliação de seres professores-artistas em formação na EaD
Palavras-chave:
avaliação, ensino de teatro, EaDResumo
Neste artigo, discutimos questões acerca da avaliação na disciplina História do Teatro no Brasil, componente do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito do convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Questões referentes a uma práxis avaliativa são discutidas à luz da estratégia de avaliação final da disciplina, à qual denominamos intervenção artística. Estabelecendo-a como referencial, procuramos responder a perguntas que passam pela motivação da avaliação, sua utilidade e a serviço de que ideologia ela estaria. O segundo ponto de discussão é a formatação de um quadro de critérios de avaliação de fóruns utilizado neste mesmo contexto e cuja aplicação gerou controvérsia. Em sua defesa, tutores e tutoras apreciaram a organização e sistematização dos objetos de avaliação presentes nos conteúdos das disciplinas ou nas habilidades desenvolvidas por elas. Contra esse mesmo quadro, apontaram o risco de se engessar o processo de avaliação, limitando a autonomia do/a tutor/a presencial e das turmas de estudantes. É intenção deste trabalho a proposição de estratégias para a avaliação em educação a distância que reduzam as defasagens dessa modalidade de educação em relação ao ensino presencial.