RECURSOS TECNOLÓGICOS E EAD: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Palavras-chave:
EAD, Recursos tecnológicos, Qualidade educacionalResumo
Neste trabalho temos como foco a discussão sobre os recursos tecnológicos e a produção de materiais didáticos para a modalidade de educação a distância, as questões e os desafios que provocam. Para tanto, trazemos para reflexão as considerações da literatura da área por julgar necessário o debate sobre os recursos midiáticos e as práticas que são efetivadas no contexto da EAD e assim, compreender os recursos tecnológicos e os materiais didáticos como campo possibilidades de construção de conhecimento. Para tanto, nos valemos de uma investigação de cunho quali-quantitativa, com a utilização de instrumento de coleta de dados por meio de questionários online. O locus de investigação foi constituído pelos cursos de graduação de uma IES de ensino superior privada, ofertados na modalidade a distância. Acreditamos que esse estudo possa contribuir para ampliação das discussões sobre o uso de recursos tecnológicos na EAD, sobre as mídias digitais no ensino, no processo de ensino-aprendizagem com vistas a autonomia e satisfação do aluno, especificamente nas práticas que permeiam a produção dos materiais didáticos, na medida em que cenários, saberes, conceitos e práticas estão imbricados nesse movimento de produção didático-pedagógica considerando a relevância da universidade como lócus de criação, formação e socialização de conhecimentos. Os resultados sobre os temas suporte ao aluno, qualidade do material, interação virtual demonstraram o alcance que os recursos tecnológicos e midiáticos da referida IES tem proporcionado aos alunos de forma favorável e a necessidade de revisão de alguns aspectos definidores da interação por meio das aulas virtuais.