PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DAMETODOLOGIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃOPAULO
Palavras-chave:
Pré-Iniciação Científica, Ensino por Investigação, Ciências da Natureza e Educação à DistânciaResumo
A Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) é uma ação pedagógica desenvolvida por meio de ferramentas tecnológicas de Educação à Distância (EAD) pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo (SEESP). Ela tem como objetivo estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica. Sendo assim,pretendemos nesse trabalho descrever e analisar esse programa de Pré-Iniciação Científica, apresentando-o como um modelo de formação e educação à distância que pode ser realizado em programas com objetivos semelhantes. Este artigo tem como objetivos explicitar a metodologia utilizada para o desenvolvimento da Pré-Iniciação, identificando experiências exitosas e os percalços encontrados em ações que envolvato da a rede de ensino público do Estado de São Paulo e para isso utilizaremos dados coletados durante a realização da terceira edição (realizada em 2015-2016), que foram tratados e analisados sob a luz do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e de referenciais que abordam a metodologia científica e o ensino por investigação. AFeCEESP apresenta resultados exitosos na formação dos estudantes de Pré-Iniciação da rede estadual de São Paulo, entre eles a formação de estudantes que representam toda a rede de ensino do Estado, abrangendo diferentes modalidade de ensino e tipos de escola.