MUDANÇAS NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO COM A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), interações sociais, mobilidade, EaDResumo
As TDIC permitem que um determinado modo de funcionamento das interações sociais seja estabelecido, proporcionando diversidade de ambientes ou situações sociais. Nesses termos, a questão é como são os deslocamentos para acesso à informação? Além disso, quais recursos têm sido usados e quais as possíveis formas de agrupamento têm ocorrido como estratégias de estudo? Foi possível, dessa forma, identificar algumas mudanças nas interações sociais entre adolescentes, a partir das alterações na mobilidade espacial proporcionada pelas TDIC, no âmbito das práticas escolares. Nas interações comunicativas, a constituição dos espaços se vincula ao acesso à informação mútua permitida entre duas pessoas. Um “lugar”, na perspectiva de Meyrowitz, não é apenas um espaço físico delimitado por uma fronteira ou borda, mas um sistema de informações que permite aos sujeitos definirem as situações sociais. Portanto, pensar nas instituições de ensino, nas bibliotecas públicas e outros lugares adquire complexidade, particularmente na cibercultura. Esses eram os espaços físicos que antes determinavam como seria o fluxo da informação aos estudantes. A investigação é de natureza descritiva, e abordou a questão observada por meio de pesquisa quali-quantitativa. Os resultados sugerem que poderiam ser muito bem exploradas as possibilidades de acesso à informação pelos adolescentes, não fosse a estrutura institucional tal como ela é hoje. Existe um desafio no sentido de que a maior mobilidade proporcionada pelas atuais TDIC está, por ora, limitada. Contudo, passa a ser provável que a EaD, pelas características de interações sociais e mobilidade dos adolescentes, seja gradualmente cabível, mesmo no ensino básico.