Redes Sociais Educativas: um estudo comparativo entre as plataformas Edmodo e Passei Direto, suas ferramentas e funcionalidades no Ensino Virtual.

Autores

  • Fábio dos Santos Coradini Marinha do Brasil Autor

Palavras-chave:

redes sociais, colaboração, educação

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre as Redes Sociais Educativas “Edmodo” e “Passei Direto”, analisando a aplicação online de suas ferramentas e funcionalidades no Ensino Virtual.  O objetivo do trabalho é buscar o entendimento sobre a crescente utilização da tecnologia na vida dos alunos em um campo de observação peculiar: as plataformas online. As ferramentas são comparadas e evidenciadas de forma que se possa estabelecer uma relação de uso e funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem do discente, assim, a composição deste trabalho perpassa a manipulação prática das plataformas e sua correlação com a composição bibliográfica pertinente ao estudo.  As contribuições das redes sociais educacionais serão analisadas sob a ótica da construção de uma educação colaborativa, baseada na crescente utilização da tecnologia na vida dos pais, alunos e educadores. Pretendemos por meio deste estudo, compreender a necessidade de realizar a conexão entre escola e aluno, direcionada para um novo conceito lúdico e coerente de construção do conhecimento. Através das redes sociais, podemos realizar a aproximação construtiva entre a sala de aula e o espaço virtual, permitindo que além da utilização lúdica das plataformas, a escola possa realizar a partir da educação online a extensão da sala de aula tradicional.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CORADINI, Fábio dos Santos. Redes Sociais Educativas: um estudo comparativo entre as plataformas Edmodo e Passei Direto, suas ferramentas e funcionalidades no Ensino Virtual. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1781.. Acesso em: 8 dez. 2024.