TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MAIS DO QUE CRIAR APLICATIVOS É PRECISO SABER O QUE FAZER COM ELES

Autores

  • Cíntia Inês Boll UFRGS Autor
  • Ricardo Cortez Lopes UFRGS Autor
  • Nadila Albuquerque Luchini UFRGS Autor

Palavras-chave:

Tecnologia Móvel, Licenciatura, Educação a Distancia, Educação Formal, Aplicativo Móvel

Resumo

O artigo objetiva discutir a relação entre as Tecnologias Móveis e a Educação a Distância no contexto da Formação de Professores. Analisa o ser docente na contemporaneidade em tempos de aplicativos móveis na sala de aula e sua necessária convergência não só aos espaços informais na escola mas especialmente à educação formal enquanto objetivos, conteúdos, procedimentos. Mais do que pensar a tecnologia na interlocução com conteúdos e avaliações, acreditamos que do processo educador não pode prescindir da tecnologia hoje também móvel que, por si só já é didática, visto que o estudo é atravessado por/com ela. Para os licenciandos ou pós-graduandos na modalidade presencial a discussão e vivência de uma disciplina a distancia é um incremento à ideia de que as tecnologias não são apoio, recurso ou ferramenta: são a própria docência.Portanto, neste lugar da EaD elas se constituem ética e esteticamente em processos de ensinos-aprendizagens. O artigo ainda apresenta a análise dos aplicativos desenvolvido sem uma disciplina na modalidade a distancia entrecruzando ambientes e plataformas educacionais. Por fim, o artigo sustenta a importância da interlocução entre todos os atores educativos considerando que uma nova estética da Tecnologia Móvel, na relação com a Educação Formal, se enuncia na contemporaneidade

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BOLL , Cíntia Inês; LOPES , Ricardo Cortez; LUCHINI , Nadila Albuquerque. TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MAIS DO QUE CRIAR APLICATIVOS É PRECISO SABER O QUE FAZER COM ELES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1780.. Acesso em: 8 dez. 2024.