TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MAIS DO QUE CRIAR APLICATIVOS É PRECISO SABER O QUE FAZER COM ELES
Palavras-chave:
Tecnologia Móvel, Licenciatura, Educação a Distancia, Educação Formal, Aplicativo MóvelResumo
O artigo objetiva discutir a relação entre as Tecnologias Móveis e a Educação a Distância no contexto da Formação de Professores. Analisa o ser docente na contemporaneidade em tempos de aplicativos móveis na sala de aula e sua necessária convergência não só aos espaços informais na escola mas especialmente à educação formal enquanto objetivos, conteúdos, procedimentos. Mais do que pensar a tecnologia na interlocução com conteúdos e avaliações, acreditamos que do processo educador não pode prescindir da tecnologia hoje também móvel que, por si só já é didática, visto que o estudo é atravessado por/com ela. Para os licenciandos ou pós-graduandos na modalidade presencial a discussão e vivência de uma disciplina a distancia é um incremento à ideia de que as tecnologias não são apoio, recurso ou ferramenta: são a própria docência.Portanto, neste lugar da EaD elas se constituem ética e esteticamente em processos de ensinos-aprendizagens. O artigo ainda apresenta a análise dos aplicativos desenvolvido sem uma disciplina na modalidade a distancia entrecruzando ambientes e plataformas educacionais. Por fim, o artigo sustenta a importância da interlocução entre todos os atores educativos considerando que uma nova estética da Tecnologia Móvel, na relação com a Educação Formal, se enuncia na contemporaneidade