LETRAS-EaD: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA ELABORAÇÃO DE UM JORNAL VIRTUAL
Palavras-chave:
autonomia, conhecimentos prévios, discente, ensino a distância, língua latinaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia em discentes de um curso de Letras a distância. Foram analisados os processos de construção de um jornal virtual por discentes na disciplina de Língua Latina por meio de duas trajetórias distintas: a utilização de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da autonomia. As seções foram construídas através da realização de etapas e atividades propostas ao longo da disciplina. Um dos jornais, elaborado com o programa In Design (programa de diagramação gráfica), pertencente à esfera dos conhecimentos profissional da discente, bem como os conhecimentos adquiridos em uma graduação anterior. O outro foi elaborado a partir das pontes construídas nos próprios recursos advindos da internet e potencializados pelo ensino a distância. Além dos aspectos técnicos de desenvolvimento e confecção do jornal, foram construídos espaços para o conhecimento da língua latina e da percepção de sua importância na formação do próprio docente e dos impactos em sua prática futura. Foi possível observar que, face à confecção dos dois trabalhos, ambas as características – conhecimentos prévios e conhecimentos construídos por meio do desenvolvimento da autonomia no ambiente virtual de aprendizagem - se revelaram igualmente valorosas e determinantes para realização da tarefa e também para o reconhecimento da língua latina para a formação acadêmica e profissional do docente.