LETRAS-EaD: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA ELABORAÇÃO DE UM JORNAL VIRTUAL

Autores

  • Valéria Cristina Melo IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Autor
  • Aparecida Maria Xenofonte Valle IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Autor
  • Katiuce Maria Nunes IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Autor
  • Fellipe J. Valdisser Faria IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Autor
  • Patrick Sampaio Caetano IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Autor

Palavras-chave:

autonomia, conhecimentos prévios, discente, ensino a distância, língua latina

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia em discentes de um curso de Letras a distância. Foram analisados os processos de construção de um jornal virtual por discentes na disciplina de Língua Latina por meio de duas trajetórias distintas: a utilização de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da autonomia. As seções foram construídas através da realização de etapas e atividades propostas ao longo da disciplina. Um dos jornais, elaborado com o programa In Design (programa de diagramação gráfica), pertencente à esfera dos conhecimentos profissional da discente, bem como os conhecimentos adquiridos em uma graduação anterior. O outro foi elaborado a partir das pontes construídas nos próprios recursos advindos da internet e potencializados pelo ensino a distância. Além dos aspectos técnicos de desenvolvimento e confecção do jornal, foram construídos espaços para o conhecimento da língua latina e da percepção de sua importância na formação do próprio docente e dos impactos em sua prática futura. Foi possível observar que, face à confecção dos dois trabalhos, ambas as características – conhecimentos prévios e conhecimentos construídos por meio do desenvolvimento da autonomia no ambiente virtual de aprendizagem - se revelaram igualmente valorosas e determinantes para realização da tarefa e também para o reconhecimento da língua latina para a formação acadêmica e profissional do docente.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MELO, Valéria Cristina; VALLE, Aparecida Maria Xenofonte; NUNES, Katiuce Maria; FARIA, Fellipe J. Valdisser; CAETANO, Patrick Sampaio. LETRAS-EaD: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA ELABORAÇÃO DE UM JORNAL VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1775.. Acesso em: 8 dez. 2024.