EaD E A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ

Autores

  • Rosely Cândida Sobral UNIOESTE Autor
  • Denise Rosana da Silva Moraes UNIOESTE Autor

Palavras-chave:

estratégia, trabalho, empreendedorismo, educação empresarial

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as ações estratégicas de EaD do Programa Bom Negócio Paraná realizadas no âmbito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e seus impactos no atendimento aos empreendedores da região Oeste do Paraná. O Programa Bom Negócio Paraná oferece cursos de capacitação presenciais aos empreendedores da região que abrange o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo de Foz do Iguaçu (NAE). Todavia os cursos presenciais não atendiam a demanda da região, principalmente pela dificuldade dos empreendedores em frequentarem o curso no período noturno. Assim o curso EaD surgiu como uma estratégia de atendimento a este público específico oferecendo as mesmas condições de aprendizagem com a utilização da tecnologia. Como metodologia utiliza a  pesquisa-ação, por meio da vivência com os participantes e observações. Fundamentada teoricamente nos estudos de Pierre Lévy sobre cibercultura onde salienta que os professores devem usar as ferramentas virtuais como estratégia em benefício da educação, explorando suas singularidades e dando mais espaço para que os estudantes participem mais ativamente do processo ensino aprendizagem. As análises possibilitam o entendimento das dificuldades encontradas pelos responsáveis do NAE bem como o amplo espaço de construção de saberes oferecido pelo ambiente virtual. Os resultados apontam para a construção de saberes que considerem a articulação da teoria e prática, complementares e não excludentes, com o uso da tecnologia da informação através de ambientes virtuais de aprendizagem para ampliação do atendimento da demanda empresarial, o que favorece o conhecimento e contribui para uma gestão efetiva das organizações.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SOBRAL, Rosely Cândida; MORAES, Denise Rosana da Silva. EaD E A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1774.. Acesso em: 8 dez. 2024.