EaD E A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ
Palavras-chave:
estratégia, trabalho, empreendedorismo, educação empresarialResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as ações estratégicas de EaD do Programa Bom Negócio Paraná realizadas no âmbito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e seus impactos no atendimento aos empreendedores da região Oeste do Paraná. O Programa Bom Negócio Paraná oferece cursos de capacitação presenciais aos empreendedores da região que abrange o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo de Foz do Iguaçu (NAE). Todavia os cursos presenciais não atendiam a demanda da região, principalmente pela dificuldade dos empreendedores em frequentarem o curso no período noturno. Assim o curso EaD surgiu como uma estratégia de atendimento a este público específico oferecendo as mesmas condições de aprendizagem com a utilização da tecnologia. Como metodologia utiliza a pesquisa-ação, por meio da vivência com os participantes e observações. Fundamentada teoricamente nos estudos de Pierre Lévy sobre cibercultura onde salienta que os professores devem usar as ferramentas virtuais como estratégia em benefício da educação, explorando suas singularidades e dando mais espaço para que os estudantes participem mais ativamente do processo ensino aprendizagem. As análises possibilitam o entendimento das dificuldades encontradas pelos responsáveis do NAE bem como o amplo espaço de construção de saberes oferecido pelo ambiente virtual. Os resultados apontam para a construção de saberes que considerem a articulação da teoria e prática, complementares e não excludentes, com o uso da tecnologia da informação através de ambientes virtuais de aprendizagem para ampliação do atendimento da demanda empresarial, o que favorece o conhecimento e contribui para uma gestão efetiva das organizações.