ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO SISTEMA MOODLE

Autores

  • Ricardo Leardini Lobo Centro Paula Souza Autor

Palavras-chave:

Moodle, Acessibilidade, Inclusão, Deficiente, Visual

Resumo

A pessoa com algum tipo de deficiência seja ela motora, auditiva ou visual, tem geralmente sua vida acadêmica interrompida em determinados momentos, devido a impedimentos como limitações de acessibilidade na infraestrutura física, barreiras socioeconômicas, ou ainda a falta de dinheiro para aquisição de equipamentos que permitam uma mobilidade ideal. De forma paralela a isto, a educação à distância já se consolidou como um modelo de aprendizagem muito viável do ponto de vista socioeconômico, garantindo sua aceitação na sociedade mundial, e possuindo a plataforma Moodle como principal plataforma tecnológica em números de usuários. Esta modalidade de ensino tem sido uma grande facilitadora para o aumento da educação na sociedade, garantindo a formação de pessoas que por algum motivo não podem ou não possuem tempo para continuar suas vidas acadêmicas de forma presencial em uma sala de aula. A pesquisa abordada por este artigo tem por meta analisar as potenciais dificuldades de acessibilidade da pessoa com deficiência visual na plataforma Moodle. Para tanto, o software leitor de tela NVDA foi utilizado para um teste de acessibilidade pelas principais páginas do Moodle. Os resultados obtidos foram classificados de acordo com o nível de acessibilidade de cada página, demonstrando quais páginas apresentam problemas e devem ser adaptadas a leitores de tela, de forma a garantir aos portadores de deficiência visual acesso à educação de forma inclusiva.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LOBO, Ricardo Leardini. ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO SISTEMA MOODLE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1773.. Acesso em: 8 dez. 2024.