MAPEAMENTO QUANTITATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Mapeamento Quantitativo, Revisão Bibliográfica, Educação em CiênciasResumo
Apesar da ampliação e relevância das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação em geral, o campo de pesquisas em educação em ciências ainda parece dedicar pouca atenção a temática. Diante dessa constatação, visando analisar e compreender melhor esse quadro, o objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento quantitativo dos artigos publicados nos periódicos Qualis A1 e A2 da área de Ensino de Ciências sobre das TIC. Foram analisadas 5 revistas da área que publicaram um total de 1706 artigos. Desse total, apenas 83 (equivalente a 4,86%) trabalhos investigavam a TIC. Esses textos foram classificados em categorias que nos permitem identificar as formas de inserção das TIC na educação em ciências: algumas pesquisas investigavam as TIC como materiais educativos e elementos que poderiam influenciar nos processos de ensino e aprendizagem de ciências, representando 56,62% desse total; outra categoria diz respeito a pesquisas sobre a formação de professores envolvendo TIC e Educação a Distância, correspondendo a 33,73% do total; e um último grupo de estudos, analisava a TIC como objeto de estudos teóricos e bibliográficos que representam apenas 11,5% do total. A maioria dos artigos foi publicada a partir de 2001, com maior concentração entre 2008 e 2014, e na revista Ciência e Educação. A área de física e ciências em geral são as que mais se destacaram nesses estudos, representando individualmente 26,5% do total de artigos analisados. Conclui-se então que a temática das TIC ainda tem inserção tímida na área de educação em ciências, porém vivencia um crescimento nos últimos anos, além disso, esses estudos estão focados majoritariamente na análise de materiais educativos e processos de ensino-aprendizagem relacionados às TIC.