O SOCIOINTERACIONISMO COMO FUNDAMENTO DA EaD

Autores

  • Raquel Fonteles Morais Autor

Palavras-chave:

Fundamentos da EaD, sociointeracionismo, interação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo: pesquisar os processos pelos quais o sociointeracionismo dialoga com a educação online, através de estudo de caso em uma instituição de ensino superior na Baixada Santista e define sob a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky a observância das competências pedagógicas relacionadas as estratégias de tecnologia, comunicação e gestão em cada etapa do processo, buscando interpretar a frequência e participação dos alunos em atividades interativas. Descreve o olhar do aluno sobre as concepções sociointeracionistas presentes no ambiente virtual de aprendizagem e, sobretudo nas atividades presentes na sala de aula virtual. Usamos uma pesquisa bibliográfica e um questionário fechado inserido no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por meio do desenvolvimento da pesquisa foi possível observar as percepções dos cursistas sobre o processo ensino-aprendizagem e a dualidade, ao considerar importante a interação nas atividades, eles (os alunos) não realizam participações diárias nessas atividades que requerem colaboração e construção coletiva e colaborativa. A triangulação de dados foi realizada para chegarmos a conclusões prévias.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MORAIS, Raquel Fonteles. O SOCIOINTERACIONISMO COMO FUNDAMENTO DA EaD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1770.. Acesso em: 8 dez. 2024.